quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Library and Scope

O que é library? E scope? 
Library e scope são como ( não sei explicar isso) metodos de você poder organizar suas functions. Quem ja fez Jass no world editor sem JNPG sabe como era um saco ter que declarar uma function antes de algumas outras. Era um pé no saco! Eu tive a sorte de ficar apenas alguns dias sem conhecer o JNPG^^
Só pro pessoal menos culto entender, pra vc usar uma function A em uma function B, você precisa declarar a function A antes da function B. Caso contrario dá erro.

Qual a diferença de library e scope?
Quando você declara suas functions dentro de uma library elas sempre serão declaradas no inicio do bloco de functions. E quando você declara functions dentro de uma scope, essas são declaradas lá no final do bloco. Só pra constar, library são sempre usadas para system, pois você precisará usar as functions dele no resto dos triggers. E scope são mais usados para fazer Spells, pois você geralmente irá usar function de outros lugares (systems, por exemplo) nela.

Como eu crio uma library ou uma scope?
Pra criar uma library você digita library NOMEDALIBRARY antes de todas as functions que você queira que esteja dentro dela e quando você terminar você escreva enlibrary para fechar a library. Veja o exemplo:


library MinhaLibrary
    function A takes nothing returns nothing
    endfunction
endlibrary

E para criar uma scope é bem parecido, mas no lugar de library você escreve scope.



scope MeuScope
    function B takes nothing returns nothing
        call A()
    endfunction
endscope

Como eu sei que minha library A vai ser declarada antes da library B?
vamos imaginar que você queira usar algumas function da library A na sua library B. Você sabe que as libraries são declaradas la no inicio do bloco, mas não faz idéia de como declarar a libary A antes da B. É como se a library B dependesse da library A, certo? Então você deve usar requires e o nome da library que será a dependencia. Veja o exemplo:

library A
endlibrary

library B requires A
endlibrary

Assim elas vão ser organizadas de forma que a library seja declarada antes da B, para que a B possa usar a A. Nunca faz isso que vou mostrar:

library A requires B
endlibrary

library B requires A
endlibrary

Caso você faça algo parecido, criará um loop infinito, pois a library A precisa da B e a B da A. Na época o laiev me deu uma resposta mais legal, mas lembro mais =P

Obs: Você não pode usar o requires em uma scope, apenas em library.
Outra Obs: No lugar de requires você pode usar needs ou uses, caso prefira.

Você também pode usar a palavra initializer. Ela faz com que uma function da sua library/scope seja executada (chamada) no inicialização do jogo. Apenas digite initializer e o nome da function depois do nome da library/scope e antes dos requires (no caso de ser uma library). Veja o exemplo:

library A initializer init
    function init takes nothing returns nothing
    endlibrary
endlibrary

Obs: A function que você escolher não deve ter nenhum parametro, tanto de takes quanto returns.

Private e Public Functions
Eu ia finalizar meu tuto sem falar disso, mas vou falar sobre private e public function. Isso é importante explicar. ^^

quando você escreve uma function com private antes, quer dizer que você só poderá executa-la dentro da library e ela também só valerá lá, ou seja, você poderá criar functions com nomes iguais desde que elas sejam privates. Function public são aqueles que devem ser chamadas com um prefixo igual ao nome da library. Por exemplo:


library TEST
    public function A takes nothing returns nothing
    endfunction
endlibrary

function B takes nothing returns nothing
    call TEST_A()
endfucntion

Obs: Você pode usar o private em variables também. Assim, essas variables poderão ser usadas apenas dentro da library/scope.

Bom, espero que eu não tenha cagado nesse tutorial também. Caso gostou, não gostou ou acha que falta algo... posta ae!
Flws...


Creditos à mim e ao laiev, que me ensino essa budega um dia. XD 

Nenhum comentário:

Postar um comentário